Page 35 - Revista O Sucesso (540)
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Conversando sobre
                              Seu João








                  as coisas com gosto, com prazer.   sa, ela tem que dar resultados,   muito  fortemente.  Porque  o  cliente
                  Dificilmente,  segundo  ele  nos  en-  portanto, é muito importante que   pode até ter paciência na hora que
                  sinou, quando você fazia as coisas   as pessoas estejam bem e no lu-  ele está sendo atendido, na hora que
                  com gosto e com prazer naquilo que   gar certo.                    está escolhendo a mercadoria, mas
                  estava fazendo, a chance de não dá   Sim, isso é uma verdade, uma   quando  ele  define  a  compra,  que
                  certo era mínima. E quando a gente   verdade grande! E nossa missão   ele chega no faturamento, chega no
                  dizia que não dava certo, ele ainda   hoje tem sido muito em cima disso,   caixa, chega no setor de entrega, ele
                  falava:  “É  porque  você  colocou  ele   em  observar  as  pessoas,  observar   quer ser atendido no tempo dele, da
                  no lugar errado”. Ele sempre dizia   o desempenho, saber se realmente   forma mais rápida possível. Isso era
                  isso: “Se ele tivesse no lugar certo,   aquilo  que  a  pessoa  está  fazendo   uma premissa do Seu João. Era uma
                  você teria percebido rapidamente e   é  no  lugar  certo,  se  o  que  está  fa-  premissa  muito  forte  do  Seu  João.
                  teria dado certo”.                zendo é o mais compatível com as   Não  adianta  você  atender  bem  o
                                                    habilidades dela, porque essa é uma   cliente no salão de vendas e quando
                     Você sempre teve que admi-     questão bem considerável no campo   chegar no administrativo, por uma
                  nistrar muita gente. Esse convívio   profissional, quanto mais habilidade   razão ou outra, você deixar com que
                  com o Seu João certamente te      você tem para determinado trabalho,   o cliente fique irritado. Aquilo ali se
                  servia como um exemplo inspira-   melhor vai ser o seu desempenho,   torna um desastre para a imagem da
                  dor, não é mesmo?                 bem como os resultado que você vai   empresa. É o momento em que ele
                     Mas lógico! Porque era um en-  colher como fruto daquele trabalho.  quer ser atendido no tempo dele.
                  sinamento constante que a gente
                  recebia  dele.  Você  queria  ver  Seu   Tenho observado que mesmo    O que se pode observar no
                  João ficar irritado: você chegava pra   para você, com uma significativa   José  Valdir  de  hoje  –  um  profis-
                  ele dizendo que alguém não deu cer-  experiência no administrativo da   sional já reconhecido – que é fru-
                  to depois de 10 anos. Ele ficava irri-  empresa, isso nunca te distan-  to do convívio e dos ensinamen-
                  tado: “Você demorou 10 anos para   ciou do lidar com o cliente, não é   tos do Seu João?
                  verificar isso? Por que você não viu   mesmo? Sobretudo tendo o Seu   Você pode até pensar que es-
                  logo lá no começo que a pessoa não   João como referência. Ele sempre   tou respondendo essa questão de
                  estava no lugar certo?” Então, não   estimulou essa relação direta nas   forma genérica, mas não é. Eu vou
                  tinha  como  ser  diferente.  Esse  tipo   lojas.                  dizer pra você praticamente tudo
                  de ensinamento dele era frequente,   Exatamente. E é o administrativo   aquilo que eu desenvolvo e aquilo
                  cada vez que se encontrava com ele   que  faz  esse  apoio  que  a  adminis-  que aplico hoje na minha vida pro-
                  era  para  falar  do  desempenho  de   tração precisa em relação ao cliente.   fissional  eu  aprendi  aqui  no  Paraí-
                  alguém, ou de alguém que estava   Até porque o cliente é o pilar central   ba. Eu não vim de outros empregos.
                  merecendo uma oportunidade. Ele   do negócio.                      Foi aqui que eu cresci, foi aqui que
                  sempre pontuava isso, vamos man-                                   eu  estudei  e  que  eu  me  formei  e
                  ter as pessoas trabalhando no lugar   Você poderia dar alguns exem-  foi aqui que iniciei a minha carreira
                  certo.  Talvez eu tenha aprendido   plos dessa relação direta que o   como advogado, foi aqui que eu fiz
                  logo lá no começo como vendedor   administrativo tem com o cliente?  tudo que eu faço hoje no Armazém
                  de tecido, que eu vi que não ia ter   Vou  lhe  dar  um  exemplo  bem   Paraíba, e foi aqui que aprendi tudo.
                  carreira pra mim como vendedor de   prático e direto: você pode atender o   E muito, muito disso foi observando
                  tecido de jeito nenhum. Então, ali   cliente da melhor forma possível no   Seu João. Observando, mas obser-
                  eu  já  descobri  logo.  E  depois  esse   salão de vendas. Quando o cliente   vando  mesmo!  Observando  princi-
                  aprendizado veio com a conversa   chega  no  faturamento  ou  no  caixa   palmente aquilo que ele não gosta-
                  com ele.                          para pagar e o administrativo, o ope-  va, aquilo que não gostaria que uma
                                                    rador  do  caixa,  o  faturista,  não  dá   pessoa que ele acreditasse fizesse.
                     Arrisco em dizer que também    aquele mesmo tratamento ao clien-  Isso  te  asseguro  que  foi  um  dos
                  é uma estratégia muito inteligente   te, ele vai estragar toda a imagem da   pontos  fortes  de  aprendizado  que
                  do ponto vista econômico. Porque   empresa perante o cliente. E é nesse   eu tive dentro do Armazém Paraíba.
                  se você tem que gerir uma empre-  momento onde o administrativo atua



                                             Informativo Circulação Interna  35  O SUCESSO  I  Março 2024





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