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Conversando sobre
Seu João
as coisas com gosto, com prazer. sa, ela tem que dar resultados, muito fortemente. Porque o cliente
Dificilmente, segundo ele nos en- portanto, é muito importante que pode até ter paciência na hora que
sinou, quando você fazia as coisas as pessoas estejam bem e no lu- ele está sendo atendido, na hora que
com gosto e com prazer naquilo que gar certo. está escolhendo a mercadoria, mas
estava fazendo, a chance de não dá Sim, isso é uma verdade, uma quando ele define a compra, que
certo era mínima. E quando a gente verdade grande! E nossa missão ele chega no faturamento, chega no
dizia que não dava certo, ele ainda hoje tem sido muito em cima disso, caixa, chega no setor de entrega, ele
falava: “É porque você colocou ele em observar as pessoas, observar quer ser atendido no tempo dele, da
no lugar errado”. Ele sempre dizia o desempenho, saber se realmente forma mais rápida possível. Isso era
isso: “Se ele tivesse no lugar certo, aquilo que a pessoa está fazendo uma premissa do Seu João. Era uma
você teria percebido rapidamente e é no lugar certo, se o que está fa- premissa muito forte do Seu João.
teria dado certo”. zendo é o mais compatível com as Não adianta você atender bem o
habilidades dela, porque essa é uma cliente no salão de vendas e quando
Você sempre teve que admi- questão bem considerável no campo chegar no administrativo, por uma
nistrar muita gente. Esse convívio profissional, quanto mais habilidade razão ou outra, você deixar com que
com o Seu João certamente te você tem para determinado trabalho, o cliente fique irritado. Aquilo ali se
servia como um exemplo inspira- melhor vai ser o seu desempenho, torna um desastre para a imagem da
dor, não é mesmo? bem como os resultado que você vai empresa. É o momento em que ele
Mas lógico! Porque era um en- colher como fruto daquele trabalho. quer ser atendido no tempo dele.
sinamento constante que a gente
recebia dele. Você queria ver Seu Tenho observado que mesmo O que se pode observar no
João ficar irritado: você chegava pra para você, com uma significativa José Valdir de hoje – um profis-
ele dizendo que alguém não deu cer- experiência no administrativo da sional já reconhecido – que é fru-
to depois de 10 anos. Ele ficava irri- empresa, isso nunca te distan- to do convívio e dos ensinamen-
tado: “Você demorou 10 anos para ciou do lidar com o cliente, não é tos do Seu João?
verificar isso? Por que você não viu mesmo? Sobretudo tendo o Seu Você pode até pensar que es-
logo lá no começo que a pessoa não João como referência. Ele sempre tou respondendo essa questão de
estava no lugar certo?” Então, não estimulou essa relação direta nas forma genérica, mas não é. Eu vou
tinha como ser diferente. Esse tipo lojas. dizer pra você praticamente tudo
de ensinamento dele era frequente, Exatamente. E é o administrativo aquilo que eu desenvolvo e aquilo
cada vez que se encontrava com ele que faz esse apoio que a adminis- que aplico hoje na minha vida pro-
era para falar do desempenho de tração precisa em relação ao cliente. fissional eu aprendi aqui no Paraí-
alguém, ou de alguém que estava Até porque o cliente é o pilar central ba. Eu não vim de outros empregos.
merecendo uma oportunidade. Ele do negócio. Foi aqui que eu cresci, foi aqui que
sempre pontuava isso, vamos man- eu estudei e que eu me formei e
ter as pessoas trabalhando no lugar Você poderia dar alguns exem- foi aqui que iniciei a minha carreira
certo. Talvez eu tenha aprendido plos dessa relação direta que o como advogado, foi aqui que eu fiz
logo lá no começo como vendedor administrativo tem com o cliente? tudo que eu faço hoje no Armazém
de tecido, que eu vi que não ia ter Vou lhe dar um exemplo bem Paraíba, e foi aqui que aprendi tudo.
carreira pra mim como vendedor de prático e direto: você pode atender o E muito, muito disso foi observando
tecido de jeito nenhum. Então, ali cliente da melhor forma possível no Seu João. Observando, mas obser-
eu já descobri logo. E depois esse salão de vendas. Quando o cliente vando mesmo! Observando princi-
aprendizado veio com a conversa chega no faturamento ou no caixa palmente aquilo que ele não gosta-
com ele. para pagar e o administrativo, o ope- va, aquilo que não gostaria que uma
rador do caixa, o faturista, não dá pessoa que ele acreditasse fizesse.
Arrisco em dizer que também aquele mesmo tratamento ao clien- Isso te asseguro que foi um dos
é uma estratégia muito inteligente te, ele vai estragar toda a imagem da pontos fortes de aprendizado que
do ponto vista econômico. Porque empresa perante o cliente. E é nesse eu tive dentro do Armazém Paraíba.
se você tem que gerir uma empre- momento onde o administrativo atua
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