Page 7 - Revista O Sucesso (500)
P. 7
Quem pensaria que uma revista para comunicação Revista Sucesso:
corporativa poderia atravessar anos, se reinventando
e apostando em alta qualidade? O Seu João Claudino “Memória
não só diria isso, como colocou em prática essa ideia
pretensiosa que renovou o modo de pensar e divulgar
as ações do Grupo Claudino, valorizando seus colabo- institucional e
radores e estreitando relações pessoais e profissionais.
A primeira edição de ‘O Sucesso’ estreou em 1972. sua possibilidade
De lá para cá, novos layouts surgiram, a forma de
escrever se reinventou e muitas histórias encan- educativa”
tadoras preencheram as páginas da revista. Com
tanto empenho e dedicação, já são quase 50 anos de
publicação, consagrando-se como o canal de comu- jornalista Keynayanna Kessia produ-
nicação corporativa com maior tempo de publicação ziu pesquisa científica sobre a revis-
ininterrupta do Brasil. A ta, chamada “Memória institucional
Desde o seu início, sua circulação é mensal. Os dias e sua possibilidade educativa: análise da Revista
de grandes eventos no Grupo Claudino eram exce- e o Sucesso do Grupo Claudino”. Ela compartilha
lentes oportunidades para o lançamento de edições que desde a infância se encantava com as bolas
especiais da revista aos colaboradores. A publicação amarelas do Paraíba e quando chegou à faculdade
sempre teve uma linha editorial com foco no dia a sonhava em realizar um trabalho sobre o universo
dia das empresas, apresentando seções com notícias empresarial. “Cresci atrás das bolas amarelas, é algo
internas, curiosidades e temas envolvendo saúde, identitário e cultural para mim. Então, diante deste
empreendedorismo e crescimento profissional, por cenário, pensei em estudar o Grupo, para compre-
exemplo. A continuidade da revista até os dias atuais ender a sua história e memória, e para fazer isso,
mostra que Seu João sempre esteve à frente do seu eu sabia que poderia estudar com profundidade a
tempo, com um olhar visionário. revista, pois ela me daria todo suporte documental
Suzane Jales, ex-assessora dele e editora da revista necessário”, compartilha. Após conhecer o Seu João
por muitos anos, compartilha uma das histórias que e poder conviver com ele, ela externa que compre-
Seu João contava ao falar do surgimento de ‘O Suces- endeu se tratar de uma linda missão de vida.
so’. Relembra que, certa vez, no início do periódico, Com tantos aspectos diferenciais, ela destaca
uma pessoa afirmou a ele que revistas não duravam que a potencialidade educativa foi uma caracterís-
muito tempo em circulação. “Ele {Seu João} sorriu e tica muito visível desde a primeira edição, contem-
logo em seguida disse que se fosse acreditar nisso, plando conteúdos escolares, pesquisas científicas
que a revista não ia durar, não teria tido todo o suces- e treinamento dos funcionários. “Ele {João} me
so que tem. Ela já dura até hoje”, observa. ajudava a sistematizar a pesquisa e me incentivava
Atualmente, após muitas modificações, a revista de perto, tinha muita empolgação e orgulho do es-
é distribuída em todas as empresas do Grupo, assim tudo. Acompanhou todo o desenvolvimento do tra-
como para diversos parceiros e amigos. Reunindo um balho, análise, capítulos. Um visionário. A pesquisa
registro diversificado sobre a transformação das em- trouxe méritos, que dedico com todo carinho para
presas, a afirmação enquanto canal viável e duradou- ele e toda a sua equipe e funcionários que sempre
ro, o informativo já foi posto sob a ótica de trabalho foram cordiais comigo”, frisa.
no Mestrado (PUC-RS) e no Doutorado (USP-SP), na São 500 edições de trabalho árduo, esforço cole-
área de Comunicação e Administração, reforçando sua tivo, movidos pelo desejo de unir e compartilhar in-
importância e autenticidade. formações com colaboradores, parceiros e amigos.
07
Informativo Circulação Interna O SUCESSO I Março 2021
13/05/2021 10:05:24
REVISTA O SUCESSO n500.indd 7
REVISTA O SUCESSO n500.indd 7 13/05/2021 10:05:24